Satyananda Yoga Satyananda Yoga Satyananda Yoga Satyananda Yoga Satyananda Yoga Satyananda Yoga
 

Foto: Ardha Padma Vrchikasana II, demonstrated by Vladimir Kalabin
fonte: yogadancer.com

Curso de FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA - ref: SATYANANDA YOGA

 

Dicas importantes para os novos praticantes

    Lembre-se que você é responsável pela saúde e integridade de seu corpo. Faça exames médicos antes de iniciar a prática de yoga.

    Em caso de problema de saúde (hipertensão, problemas cardíacos, hérnia de disco, glaucoma, artrites, artroses), não deixe de avisar seu instrutor.

    Conheça e respeite seus limites atuais! Escute o seu corpo! Não o force além das possibilidades, e da mesma forma, não fique aquém de suas possibilidades. Organize tua prática na tênue linha entre "tapas" e "ahimsa", usando teu bom senso e perseverança. Tenha em mente que os limites são subjetivos e que de forma gradual ampliamos gradativamente as fronteiras que nos aprisionam, fisica, energetica e psicologicamente.

    Seja pontual. Em caso de atraso, aguarde os mantras iniciais e então entre em silencio após convite do professor.

    Retire acessórios, como brincos, colares e anéis.

    Traga o seu próprio tapetinho, sempre que possível, e lembre-se que ele precisa ser lavado de vez em quando.

    Use roupas leves e confortáveis. Homens podem praticar sem camisa, se estão num ambiente de yoga, em academias de ginastica isto nem sempre é possível. Quanto menos roupa — dependo do clima — melhor.

    Prepare-se para transpirar. Traga sempre sua toalha para seu uso e receber ajustes do professor.

    Evite beber líquidos durante a prática.

    Evite usar fragrâncias fortes e perfumes quando for praticar.

    Procure fazer a prática com o estômago vazio. Caso haja necessidade, se alimente pelo menos duas horas antes da aula e/ou priorize uma alimentação leve.

    Mulheres nos 03 primeiros dias de menstruação não é indicado praticar asanas (posturas) invertidas por motivos energéticos — a menos que vc já seja uma praticante experiente e conheça bem os efeitos do ásana sobre teus corpos.

    Mulheres nos 03 primeiros meses de gravidez, devem evitar a pratica de yoga, ou praticar com profissional especializado em Yoga para Gestantes, nunca deixando de informar o seu instrutor da sua condição e obrigatoriamente tendo o aval de seu médico por escrito.

    Evite banhar-se em água corrente imediatamente após a prática.

    Procure abster-se de exercícios extenuantes após a prática — o que por vezes é comum se você faz a prática em academia.

    Procure também não desperdiçar energia vital em conversas fúteis, imediatamente após sua prática — se puder tornar isso uma prática para todo o seu dia, melhor ainda.


HomeCoaching de Vida e PNLMestres na SendaAmigos na SendaEscolas de SabedoriaEstúdio de YogaArtigosSelf Realization FellowshipBihar SchoolTriangulos de Boa VontadeNGSMAgni YogaLinksContatoMapa do Site YogaLoja

© Maurizzio Canali Yoga e Desing. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste material, em todo ou em parte e em qualquer forma ou meio, sem a expressa autorização de Maurizzio Canali Design.